18/07/2015

A Shemitah e o Juízo

Por Israel C. S. Rocha.

Segundo Jonathan Cahn, rabino de New Jersey nos EUA, há um mistério milenar chamado Shemitah (leia-se xi-mií-ta), que remonta ao período mosaico e que afeta a todos por meio de crises econômicas, ascenção e declínio de nações, guerras mundias e outras calamidades.

Segundo Cahn, tudo começou no monte Sinai, quando Deus ordenou a Moisés que, a cada 7 anos, haveria um ano sabático de descanso. Esse descanso era chamado 'Shemitah' e não havia nele semeadura nem colheita e, em seu último dia, todas as dívidas eram perdoadas. Porém, quando o povo hebreu se voltou contra Deus, o que era uma bênção tornou-se juízo sobre a nação, para levá-los ao arrependimento.

O mesmo aconteceria em nossos dias, uma vez que o mundo virou as costas para Deus, sofrendo assim, o estabelecido juízo, por meio de um colapso financeiro global, que foi predito em um livro, escrito por Cahn, por nome "Harbinger".

Claro que pode tratar-se de mais uma desconexa "teoria da conspiração", mas, quando ouvimos, sua defesa, que foram anos de Shemitah:

  • 2001 - ano do Atentado ao WTC
  • 2008 - ano de Crise Econômica Mundial

  • 1938 - invasão de Viena pelos nazistas
  • 1945 - fim da II Guerra Mundial

É chamada nossa atenção para, no mínimo, pesquisar e apurar a possibilidade de ser um "Fato Conspiratório".

No entanto, 2011, ano do trágico Tsunami que varreu o Japão e iniciou a contaminação radioativa, pelo menos, deste país, do Oceano Pacífico e da Costa Leste americana; não recai sobre uma Shemitah. Assim, o ciclo de 7 anos até pode existir, mas, não necessariamente algo marcante acontecerá e ainda, mesmo quando fora do ciclo, ocorrem tragédias. Ora, então não existe ciclo nenhum ou alguma coisa acontece que o interrompe ou o posterga.

Isto me traz à memória a sentença de morte contra o Rei Ezequias, proferida pelo profeta Isaías:

Naqueles dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. (2 Reis 20:1)

O relato bíblico, diz que Ezequias virou-se para a parede e clamou ao SENHOR:

Ah, Senhor! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. (2 Reis 20:3)

E então, lhe foram acrescentados mais 15 anos de vida e a misericórdia por toda uma nação:

Sucedeu, pois, que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do Senhor dizendo: Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do Senhor. E acrescentarei aos teus dias quinze anos, e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim, e por amor de Davi, meu servo. (2 Reis 20:4-6)

Pelo clamor de um homem, Deus teve misericórdia de todo um povo. Pelo que nos é ensinado:

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (2 Crônicas 7:14)

Portanto, a IRA do Senhor pode aplacada pelo clamor e os pecados perdoados, mediante arrependimento em Jesus Cristo (conforme a Nova Aliança do Novo Testamento). Pode ser que isto tenha acontecido nos anos em que nada houve em uma Shemitah, isto é, um clamor feito e uma sentença de morte retirada ou postergada.

Mas Deus não mata ninguém, por que Ele é amor, certo!?

Ora, Ele é igualmente Justiça e, como Justo Juiz, aplica a correta e específica Lei a cada transgressão. Quase sempre suas duras correções são por misericórdia objetivando levar, corações endurecidos e surdos para Seus apelos, ao Concerto por meio de Cristo, mas, por vezes, transborda-se o Cálice de Sua IRA e o juízo vem.

O mundo foi entregue a si mesmo, às suas mais imundas e blasfemas paixões. Somos a Sodoma e Gomorra moderna. Só que com bilhões de pessoas pervertidas e com a Internet, Hollywood e afins para potencializar e divulgar sua perversão. Portanto, a despeito da existência ou não de ciclos de 'Shemitah', se não houver arrependimento, o Juízo virá, tal como veio para Sodoma e Gomorra.

Já temos visto os sinais, narrados neste Blog e em diversos outros meios de comunicação. O cerco está se fechando e o Fim está cada vez mais próximo. E então se ouvirá: "Aí vem o Noivo!", mas, muitos só escutarão as Trombetas do Apocalipse.